Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

domingo, 19 de abril de 2009

A defesa sanitária sentirá os efeitos da crise...


O corte no orçamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA anunciado pelo governo, por conta da queda da arrecadação de impostos decorrente da crise econômica mundial, não chegou ao setor produtivo em boa hora e assustou o setor da agricultura em geral. De acordo com o Decreto federal n° 6.808, recentemente publicado, dos R$ 2,22 bilhões previstos para este ano, apenas R$ 1,16 bilhão (52%) devem estar disponíveis ao MAPA. As entidades que representam a agropecuária não tem conseguido medir o impacto da decisão, porém eles afirmam que o setor mais prejudicado será o da defesa sanitária agropecuária. A falta de recursos abre uma eminente possibilidade de se colocar em riscos e perigos os avanços e as conquistas alcançadas pelo setor que é a responsável pela salvaguarda das ações zoofitossanitárias do país.
De acordo com os especialistas, sem recursos aplicados na hora certa, a celebrada competitividade do agronegócio brasileiro virará uma mera vantagem comparativa ou pior ainda, uma desvantagem competitiva. Isso sem dúvida seria extremamente depreciativo para o país e inadequado do ponto de vista comercial, frente aos indicadores globais que atualmente fazem do Brasil um importante mercado de negócios. É preciso pensar e repensar as estratégias e a infraestrutura, para colher os frutos desejados mais à frente, no momento certo.
A situação da Agricultura só não foi pior que o do Turismo e do Esporte que perderam respectivamente 86,4% e 85,7% do seu orçamento.Na avaliação das autoridades financeiras a situação, só muda se no segundo semestre a arrecadação de impostos melhorarem e houver nova revisão na aplicação do orçamento.
Osmar Volpato

Um comentário:

Anônimo disse...

Debo Web based: The Best Spot for a Shop For Appliances for the home

Here is my web-site :: stakeholder