Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

sábado, 1 de novembro de 2008

Uso de feromônios sexuais no controle biorracional de pragas


Feromônios são substâncias químicas voláteis como perfumes, por exemplo, que são liberadas na atmosfera por um inseto-praga, para se comunicar com outro da mesma espécie. O Feromônio é como se fosse a voz do inseto, é através da emissão de compostos químicos voláteis na atmosfera que o inseto se comunica com seus pares.
Podemos afirmar, à luz da ciência atual, que os feromônios são os mais importantes mensageiros da comunicação entre os insetos com o propósito de atrair o sexo oposto. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação. Na natureza, são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, reprodução, alimentação, demarcação de território, defesa e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.
Do ponto de vista da defesa fitossanitária, os feromônios podem ter diversas utilidades, incluindo monitoramento, coleta massal, aniquilação de machos “atrai e mata” e na confusão sexual, descritos a seguir.

Monitoramento: Consiste num acompanhamento periódico e sistemático da população de uma praga, por meio de armadilhas contendo o feromônio sexual sintético. A partir desse sistema, é possível indicar ou não a presença da praga numa determinada área, e quando presente, em que níveis populacionais se apresenta, facilitando e indicando a adoção de medidas de controle, a fim de se evitar ou reduzir os seus danos.

Coleta massal: É um método de controle, no qual se utiliza o feromônio sintético em um grande número de armadilhas, com o intuito de capturar o maior número possível da praga alvo, seletivamente, a fim de suprimir sua população para mantê-la abaixo do nível de dano econômico.

Aniquilação de machos (“Atrai e mata”): Esta técnica consiste essencialmente de dois componentes: uma isca, que pode ser um odor (feromônio) ou um atrativo visual ou ambos, e um produto químico (inseticida de contato, regulador de crescimento, um esterilizador ou ainda um organismo patogênico como uma bactéria, vírus, fungo, etc) que irá controlar a praga alvo.
Ao distribuir os feromônios em armadilhas espalhadas pelo pomar, o parceiro a ser seduzido é atraído por uma falsa promessa de reprodução, fica preso na armadilha, e não consegue deixar descendentes, diminuindo muito ou até interrompendo o ciclo reprodutivo da espécie.

Confusão sexual: O conceito da confusão sexual, confundimento ou ainda interrupção de acasalamento, baseia-se na interferência ou impedimento da transmissão de sinais entre os parceiros sexuais. Isto tem sido obtido com a liberação de feromônio sintético na área em que se deseja o controle, para diminuir ou impedir os insetos de localizar seu respectivo parceiro e dessa forma reduzir o acasalamento e conseqüentemente sua nova geração.

Na agricultura mundial, os feromônios já se destacam no combate as seguintes pragas:
- Controle do besouro da banana (Cosmopolites sordidus) em plantações de grandes exportadores da América Central;

- Controle da lagarta do algodão (Pectinophora gossipiella) nas plantações do Oriente Médio, EUA e Austrália;

- Controle do besouro das palmeiras (Rhynchophorus ferruginoseus) e do besouro do dendê (Rhynchophorus palmarum) na América Latina, Ásia e Oriente Médio.

- Controle das lagartas Cydia pomonella e Grapholita molesta em plantios de maçã nos EUA, em toda a Europa e América do Sul (Brasil, Argentina e Chile);

- Controle da mariposa Chilo suppressalis em plantações de arroz na Espanha e Italia;

- Controle da lagarta Lobesia botrana em plantações de uva na Europa, principalmente Alemanha, França e Itália.

No Brasil, já se conseguiu sintetizar feromônios de pragas da cana-de-açúcar, como os besouros Migdolus fryanus e Spnenophorus levis; do bicudo-das-palmáceas, Rhyncophorus palmarum, praga das plantações de dendê e coco-da-Bahia; da lagarta enroladeira, Bonagota cranaodes, que infesta os pomares de maçã do Sul do país; da lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, principal praga dos milharais; do bicho furão dos citros, Ecytolopha aurentiana, e também dos percevejos da soja, Euschistus heros e Piezodorus guildinii, entre outros.

Segundo os especialistas, os feromônios ocupam hoje cerca de 30% do mercado de biopesticidas no mundo. No Brasil, o mercado está em franca expansão, com mais de 15produtos registrados e outros em fase de registro.

As vantagens proporcionadas pela adoção de feromônios para o controle de pragas de importância econômica para a agricultura são inúmeras. Dentre elas podemos citar: a melhoria na preservação da saúde do trabalhador rural e das populações urbanas; maior segurança e proteção do meio ambiente; eliminação ou diminuição de resíduos tóxicos nos alimentos; redução substancial na importação de princípios ativos e produtos agrotóxicos; agricultura ecologicamente produtiva e sustentável; maior competitividade dos produtos agrícolas no mercado globalizado.

Osmar Volpato

Nenhum comentário: