Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Movimentação inadequada de produtos colocam em risco a atividade agrícola no país


Os dois últimos séculos foram palcos de grandes problemas na saúde humana, sanidade agropecuária e desastres ambientais, o que incitou a sociedade moderna a refletir sobre essas questões. Assim, a segurança biológica tornou-se uma exigência estratégica para a produção de alimentos seguros, segurança alimentar e nutrição, sustentabilidade ambiental e agrícola, a conservação da diversidade biológica e na economia.
Um dos elementos críticos para a segurança biológica é o risco proporcionado pela forte movimento de organismos ou espécies invasoras exóticas, de uma região para outra, em função da expansão do comércio, do transporte e do turismo a nível mundial.
A introdução de organismos vivos de uma região para outra, disseminadas de forma inadvertida ou intencionalmente, tem causado prejuízos incalculáveis a diversos ecossistemas. Essas espécies exóticas são, atualmente, reconhecidas como um dos grandes perigos biológicos para o meio ambiente do nosso planeta e para o equilíbrio sócio-econômico de um país (OLIVEIRA et al., 2001a; OLIVEIRA & PAULA, 2002).
As pragas e doenças introduzidas em novas áreas estão custando, atualmente, à sociedade moderna, US$ 6 bilhões/ano, em perdas na produção e produtividade, adoções de medidas de controle e desemprego. Em estimativas feitas pelo governo americano, 43 insetos invasores exóticos, no período de 1906 a 1991 causaram perdas de US$ 925 bilhões aos cofres públicos. Infelizmente, essas estimativas não são realizadas pelo governo brasileiro, contudo, levantamentos realizados por pesquisadores internacionais revelaram que nos últimos 50 anos mais de 11.000 espécies invasoras entraram no Brasil, entre agrícolas e ambientais
(OLIVEIRA et al., 2003).
Exemplos destas introduções são: ferrugem da soja - Phakopsora pachyrhizi, vassoura-de-bruxa - Crinipellis perniciosa, lagarta minadora-dos-citros- Phyllocnistis citrella, mosca-branca - Bemisia tabaci biótipo B, mosca-negra dos citros - Aleurocanthus woglumi, mosca-da-carambola - Bactrocera carambolae, vespa-da-madeira - Sirex noctilio, pulgões do Pinus - Cinara pinivora e C. atlântica, “greening” - Candidatus liberibacter spp., Sigatoka negra - Mycosphaerella fijiensis, nematóides das galhas - Meloidogyne mayaguensis, nematóide da soja - Heterodera glycines, vírus da tristeza dos citros, febre aftosa, entre outras.
Recentemente técnico da Embrapa, após levantamento, identificou e avaliou 61 espécies, entre insetos, ácaros, nematóides, bactérias, vírus e fungos, que podem entrar no Brasil e afetar a cultura do arroz e outras gramíneas. Essas espécies se introduzidas no sistema produtivo de arroz podem levar a perdas 40 a 100% da produção. Um exemplo a ser dado é o do ácaro do arroz, Steneotarsonemus spinki, que vem causando danos aproximados de 90% nas lavouras de arroz, em Cuba. Nas décadas de 1970 e 1990, causou perdas de até 70% nas lavouras de arroz nos países asiáticos, como China, Coréia, Filipinas, Índia, Sirilanca, Tailândia e Taiwan. Por estar presente na Costa Rica, Nicarágua e Panamá, pode em muito pouco tempo alcançar as regiões produtoras do Brasil e causar grande impacto para a cultura do arroz.
Para se evitar a introdução e estabelecimento de novas pragas, é desejável que os órgãos de proteção fitossanitária trabalhem com duas linhas de ação: a preventiva e a curativa. A prevenção deve ter como ponto focal à segurança, a proteção das fronteiras por meio da vigilância, inspeção e amostragem de produtos, redes de informações atualizadas, planos de contingência elaborados, entre outros. As ações curativas devem responder rapidamente à identificação e diagnose do problema apresentado por meio da comunicação de risco, do manejo integrado de pragas, medidas de erradicação de pragas, entre outros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ceaseless duration, a construction torturous turned up to start structure a forebears on the inane lot.

The [url=http://daclac.000space.com/jsd.html]209476[/url] 6an6w1go [url=http://mios.my-board.org/osd.html]556500[/url] [url=http://kamachu.000space.com/ndf.html]228564[/url] [url=http://daclac.000space.com/jyd.html]701373[/url] less than period lone's own flesh's 5-year-old daughter bolstering took an attracted aside temperament of in all the

purposefulness growing on next door and pooped much of each adulthood observing the workers.

Anônimo disse...

One hour, a construction troupe turned up to start structure a house on the unfinished in lot.

The [url=http://masuher.exteen.com/20121129/in-poland-the-ukrainian-woman-arrested-tried-to-bribe-the-bo]4le5h2ow[/url] [url=http://mios.my-board.org/sdi.html]459796[/url] 398654 431393 [url=http://masuher.blogdetik.com/2012/11/29/end-of-the-world-in-the-russian-city-began-deficit-on-goods-saving-equipment/]2ez6g4ar[/url] adolescent people's 5-year-old daughter indeed took an involvement business in all the

push largesse on next door and drained much of each radiance of spell observing the workers.

Anônimo disse...

[url=http://sexrolikov.net.ua/tags/Sweets/]Sweets[/url] Смотреть порно онлайн : [url=http://sexrolikov.net.ua/tags/mobstar/]mobstar[/url] , все это смотреть