Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Agricultura Biológica

A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a fatores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.» Fonte: Codex Alimentarius Comission, (FAO/WHO, 1999)
É ECOLÓGICA, pois baseia-se no funcionamento do ecossistema agrário e recorre a práticas como rotações culturais, adubos verdes, consorciações, limitação biológica de pragas e doenças das culturas.
É HOLISTICA, pois baseia-se na interação dinâmica entre o solo, as plantas, os animais, e os humanos.
É SUSTENTÁVEL, pois mantém e melhora a fertilidade do solo a longo prazo, recicla materiais minimizando o uso de recursos não-renováveis, exclui o uso dos produtos químicos de síntese.
É RESPONSÁVEL, pois produz alimentos de forma sadia e sustentável, permite aos agricultores uma melhor valorização das suas produções e uma dignificação da sua profissão e garante aos consumidores a possibilidade de consumirem alimentos sem resíduos de agrotóxicos e outras substancias químicas de síntese.
Eng. Agr. Osmar Volpato

Um comentário:

Unknown disse...

Osmar e demais colegas:
bom dia.
Eh importante notar q o termo adotado pela IFOAM, o organismo q regula a agricultura nao convencional, eh "agricultura organica". Vejam em http://www.ifoam.org/about_ifoam/principles/index.html. A lei nacional 10831, usa o mesmo termo.
Assim, do ponto de vista legalista, na agricultura organica se enquadram as demais agriculturas: natural, biologica, etc.
E na academia o terma mais empregado eh "agricultura agroecologica".
Abc,
Nelson Jacomel Junior.