Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

domingo, 19 de outubro de 2008

Nova Ameaça aos Cultivos de Cereais do Brasil



Duas novas pragas da cultura do trigo acabam de ser identificadas no país por Técnicos da Embrapa. Uma trata-se de uma espécie de ácaro e outra de pulgão, originários da Europa e da Ásia respectivamente.
De acordo com os técnicos, o pulgão é um inseto sugador, responsável por causar danos físicos à planta e por transmitir doenças.
Batizado de Sipha maydis o pulgão preto, como está sendo chamado, aparece em todos os estágios de desenvolvimento do trigo. Além do trigo e miho, a praga é hospedeira também de outras plantas de expressão econômica da família das gramíneas. Informações dão conta que não há restrições para o seu desenvolvimento no clima subtropical do Sul do país, tendo sido localizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Além do dano físico à planta, o pulgão é responsável por transmitir o nanismo amarelo da cevada, reconhecido mundialmente como uma das moléstias que mais causam danos aos cereais.

O segundo “achado” é o ácaro Aceria tosichella (Keifer), até então, listado como praga quarentenária A1 ou ausente no país pela Instrução normativa 52 do MAPA. A praga é vetor de varias viroses, entre elas está o mosaico estriado do trigo conhecido como WSMV, ainda não detectada no Brasil, porém, responsável numero um por barreiras fitosssanitárias ao trigo no mercado internacional.
O WSMV é uma das doenças viróticas mais importantes que se conhece na cultura do trigo em função do dano econômico que provoca na produção. Transmitida pelo acaro que é o vetor primário, a praga pode ser disseminada por sementes contaminada, o que aumenta consideravelmente a preocupação junto ao setor produtivo.
O ácaro, cuja principal forma de disseminação é o vento, foi identificado em quatro municípios da região Norte do Rio Grande do Sul, trazido provavelmente, de forma inadvertida, da Argentina que detectou a praga em 2002.
Especialistas buscam conhecer a biologia e epidemiologia da praga para definir a adoção de medidas de prevenção, contenção e controle desse ácaro e das viroses transmitidas por ele, de modo a minimizar o impacto potencial da sua introdução nos cultivos de cereais dos países.
Como ainda não existem estudos conclusivos sobre a intensidade de dispersão e o ciclo de vida das pragas e como ainda não foram comprovados danos significativos à produção tritícola, os pesquisadores reiteram que não há motivo para alarme.
De acordo com os técnicos, as populações de pulgões-preto e ácaros do trigo são ainda bastante baixas a nível de campo, motivo pelo qual não é indicado, neste momento, a adoção de medidas de controle químico das lavouras.

Osmar Volpato

Nenhum comentário: