Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

sábado, 13 de setembro de 2008

CONDICIONALIDADE PARA UMA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL


Uma produção de alimentos sustentável nos aspectos ambiental e econômico, dentro de uma nova realidade mundial, é o que a sociedade mundial clama.
Dentro deste enfoque a exigência por produtos com apelo social e ambiental está ganhando cada vez mais força, a respeito da crise econômica que assombra os países ricos. Foi o que apontou uma pesquisa realizada a pedido da rede de varejo The Body Shop, que ouviu 9,5 mil pessoas nos Estados Unidos e outras 6 mil no Canadá. Nos EUA, 76% dos entrevistados afirmaram que hoje levam mais em conta a responsabilidade socio-ambiental e sustentavel empregadas na exploração do produto, na hora de comprar, do que há cinco anos atrás. Outros 39% disseram que a ética empresarial é um critério efetivo na tomada de decisões de suas compras do dia-a-dia.
Esta nova ordem observada no comportamento da sociedade, nos remete a uma reflexão nos conceitos que nortean a exploração agricola. Para que possamos ajustar os interesses entre a produção e o consumo dentro de um processo sustentavel, devemos condicionar esta relação ao processo de gestão empregado no meio rural através do principio da condicionalidade, ou seja, todos os apoios concedidos e os benecifios disponibilizados aos produtores devem satisfazer e respeitar um conjunto de normas ambientais e de boas práticas agrícola disponibilizadas pelo poder público.
Técnicas agrícolas modernas disponibilizadas, ao produtor, estão aumentando a produtividade e, ao mesmo tempo, melhorando a fertilidade do solo e protegendo o meio ambiente, ar, água e terra.
A ciência aplicada à agricultura tem proporcionado não somente aumentar a produtividade dos alimentos, mas reduzir, ou mesmo eliminar, danos ao meio ambiente.
Nós, profissionais ligados à produção de alimentos, independente a origem, temos a responsabilidade de garantir um alimento seguro e de valor acessível à população, preservando a saúde pública, a saúde animal, a fitossanidade, ao ambiente eao bem-estar animal.
Essa é uma discussão que começa nas grandes rodadas internacionais, mas que ganha força aqui, no campo, no setor produtivo, que é quem produz o alimento.
Devemos trabalhar para que tenhamos respeitados os requisitos legais de gestão e de boas praticas agrícolas e ambientais para que possamos atender as exigências do mercado.

Nenhum comentário: