Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 4 de abril de 2008

FRUTAS, HORTALIÇAS E GRÃOS INTEGRAIS: SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Os benefícios de se consumir diariamente frutas, hortaliças e grãos integrais diversos vão desde à prevenção de uma simples constipação intestinal (intestino preso) até a prevenção e controle de certos tipos de cânceres, doenças cardiovasculares, diabetes, diverticulite, catarata, entre outras enfermidades.

Em artigo de revisão da revista Food Technology, 206 estudos epidemiológicos com humanos e 22 estudos com animais estabeleceram uma relação do consumo de frutas e vegetais com reduzido risco de câncer. As evidências para o efeito protetor do maior consumo desses alimentos foi consistente para cânceres de estômago, esôfago, pulmão, cavidades orais e faringe, endométrio, pâncreas, cólon e próstata. E os tipos de frutas e vegetais que mais frequentemente aparecem como protetores nesses estudos são o tomate, soja, alho e cebola, as frutas cítricas como o limão, laranja e tangerina, vegetais crucíferos como o brócolis, couve-flor, repolho e couve de bruxelas e frutas vermelhas como a uva, framboesa, amora e morango.

A ciência nos mostra também que todos esses alimentos aqui relacionados atuam beneficamente reduzindo o colesterol, já que os componentes envolvidos na proteção ao câncer muitas vezes são os mesmos que atuam trazendo benefícios para as doenças cardiovasculares, ou seja, compostos com ação antioxidante que impedem a oxidação da LDL colesterol (colesterol ruim).

Do livro Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento.

Nenhum comentário: