Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de março de 2008

AGROTÓXICOS - VIGILANCIA PERMANENTE

Os produtos agrotóxicos são substâncias ou preparações utilizadas para proteger plantas ou produtos agrícolas dos seus inimigos potenciais (doenças, pragas ou ervas daninhas) ou para prevenir a sua ação em ambientes de cultivo.
A designação de produtos agrotóxicos, tem passado, ao longo da história, por diversas sinonímias. Assim, têm sido denominados de pesticidas, agroquímicos, produtos fitossanitários, produtos de proteção das plantas, produtos antiparasitários, defensivos agrícolas. Etc. Apesar dos benefícios econômicos, estas substancias quando não usadas adequadamente podem provam desastres nos ecossistemas e danos irreparáveis aos homens, daí a derivação do termo agrotóxicos atualmente oficializado nas legislações correntes do país.
Durante a utilização e aplicação destes produtos, entre outras ações, devem ponderar-se sob os riscos para a saúde humana e animal, para a água e para o ambiente. Portanto, o conhecimento científico e técnico é fundamental para a tomada de decisão quando se pretende utilizar e aplicar qualquer produto.
No Brasil o comercio dos pesticidas, em função do uso proposto, esta regulamentado de forma diferente. Por exemplo, os agrotóxicos são os produtos agrupados para uso agrícola e florestal, os venenos de uso em ambiente domésticos são denominados de domissanitários (ai envolve os de pronto uso e os domissanitarios de uso profissional) e um terceiro grupo denominados de remédios de uso veterinários. Apesar de classificados para uso especifico, as moléculas que compõem o veneno são exatamente iguais podendo diferenciar somente na dose, ou seja, todos são agrotóxicos, todos tem a capacidade de intoxicar ou em casa mais graves de levar a óbito.
A difusão de conhecimentos sobre as características dos produtos agrotóxicos é essencial, para assegurar a informação rigorosa e completa ao nível toxicológico e ecotoxicológico e, assim, garantir o uso e aplicação segura e sustentável destes pesticidas.
Em Santa Catarina ainda é comum se deparar com produtores, utilizadores e aplicadores de produtos agrotóxicos sem um conhecimento adequado das características destes produtos. Por vezes, também falta informação detalhadas aos técnicos sobre o risco e a segurança que caracterizam o uso de determinado agrotóxico. Isso tem causado tragédias diárias como temos assistidos na mídia nos últimos dias.
Apesar do conhecimento das características dos produtos agrotóxicos ser fundamental para a sua utilização, é necessário também uma formação científica e técnica a respeito do assunto de forma a garantir a identificação do problema e a correta prescrição dos produtos.

Volpato

Nenhum comentário: