Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia do Engenheiro Agrônomo


Gostaria, neste dia tão especial, saudar a todos os colegas engenheiros agrônomos, esta importante categoria de profissional que a muito vem contribuindo para o desenvolvimento do pais.
Em um país, como o nosso, de economia fortemente voltada a agropecuária e ao agronegocio, o engenheiro agrônomo tem papel essencial no aprimoramento e desenvolvimento nacional.
Além das atribuições naturais ligada a agricultura geral o Engenheiro Agrônomo atua estrategicamente em ações de planejamento, pesquisa e assistência técnica, consultoria, ecologia, manejo de plantas e animais e na Defesa Sanitária Vegetal atividade esta que é da mais alta importância para a preservação do patrimônio agrícola do pais.
No Brasil, comemoramos no dia 12 de outubro o Dia do Engenheiro Agrônomo, pois foi nesta data, no ano de 1933, que o Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Federal n° 23196, regulamentou o exercício da profissão agronômica. Diz o provérbio chinês que a lei às vezes dorme, mas nunca morre. Resgatemos o valor do Decreto 23.196, de 12 de outubro de 1933.

Saudações a todos os engenheiros agrônomos

Osmar Volpato

Cydia pomonella - traça da maçã


Comprometido com o projeto de erradicação da praga Cydia pomonella popularmente conhecida como “traça da maça” o serviço de defesa sanitária vegetal de Santa Catarina, executado pela CIDASC deu-se inicio, a partir segunda a quinzena de setembro de 2010, a mais uma operação de levantamento de detecção da praga.
O trabalho que iniciou-se em 1993 chega este ano a sua 17ª edição com resultados promissores, visto que nas últimas duas safras foram capturadas somente dois exemplares da praga, o que comprova a eficiência e a eficácia do trabalho implementado.
Durante a safra de 2009/2010 foram instaladas no perímetro urbano de Lages 1.600 armadilhas cuja responsabilidade do monitoramento ficou a cargo da empresa MOSCAMED, organização social contratado pelo Ministério da Agricultura para prestar os serviços e que foi supervisionada e fiscalizada pelo órgão estadual de defesa Sanitária.
Além da área urbana de Lages, também foram realizados, pelo órgão oficial de defesa, trabalhos de levantamento de detecção da praga nas áreas urbanas de outros 50 municípios catarinense com a instalação de 600 armadilhas. O sistema produtivo catarinense que englobam 21.000 hectares de maçã cultivadas participou do trabalho de monitoramento com a instalação, por parte dos produtores, de 3.240 armadilhas.
Considerado a mais importante praga da macieira, ela foi detectada pela primeira vez no pais no ano1991 e se encontra até hoje restrita as áreas urbanas dos municípios de Lages/SC, Vacaria, Caxias do Sul e Bom Jesus no estado do Rio Grande do Sul.
O grande desafio do Programa Nacional de Erradicação da Cydia pomonella que é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e executado pelos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal, em parceira com os produtores e comerciantes de maçã, é impedir que a praga se dissemine para as zonais rurais onde estão instaladas as unidades de produção comercial da fruta o que provocaria grandes prejuízos econômicos ao setor principalmente pelas barreiras fitossanitárias que seriam impostas para o comercio das frutas.
A operação de monitoramento da praga da safra 2010/11, que hora se inicia, envolve, além de Lages, outros sessenta municípios considerados de risco fitossanitário nos quais serão instaladas aproximadamente 5.400 armadilhas.
Mediante o emprego desta medida fitossanitária, aliadas a outras ações como erradicação de planta hospedeiras nas áreas de risco, a vigilância no trânsito de produtos, a inspeção dos pomares, a fiscalização das casas de embalagens e centrais de abastecimento, a fiscalização do comercio e a promoção de um programa de educação e de certificação fitossanitária, tem sido possível, além do controle, reduzir drasticamente a população da praga possibilitando que num futuro muito próximo tanto Santa Catarina como o estado do Rio Grande do Sul, possa declarar oficialmente a erradicação da Cydia pomonella e com isso obter o status de área livre da praga.

Osmar Volpato