Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de março de 2010

O campo envelhece - A herança que ninguém quer

Agricultura envelhecida


Muitas das propriedades agrícolas, sobretudo aquelas de pequena dimensão conhecidas como agricultura familiar não estão conseguindo sobreviver às profundas mudanças impostas pelos mercados agrícolas e pelo constante apelo comercial da mídia sobre as “supostas” vantagems da sociedade urbana em detrimento da zona rural.
Em SC, assim como outros estados com similar sistema fundiário, a área rural é hoje um mundo envelhecido, com grandes carências de instrução, formação e cada vez mais incapaz de sustentar quem nele sobrevive.
O recrutamento e o estimulo aos jovens agricultores a permanecerem no campo devem ser uma aposta decisiva da política agrícola nacional.
Apesar de ser recorrente, o tema merece cada vez mais atenção da sociedade, que deverá num curto espaço de tempo encontrar mecanismos que possam estancar este desenfreado êxodo que estamos a assistir a muito tempo.
O grupo RBS através do Jornal Diário Catarinense, também preocupado com a situação, lançou neste domingo uma serie de reportagens que contará história de pessoas que terão que vender suas propriedades rurais pois os filhos não querem ou não tem interesse em manter o trabalho agrícola.
Entendo que o rejuvenescimento da agricultura é crucial para o sucesso das políticas de desenvolvimento rural. Se o fizermos, poderemos olhar para o futuro das nossas comunidades agrícolas com confiança e a certeza de que os nossos territórios rurais têm muito a contribuir com o nosso país.

Osmar Volpato

sexta-feira, 12 de março de 2010

I Simpósio sobre a cultura da bananeira nos subtrópicos do Cone Sul


A bananeira, apesar de sua origem tropical, é muito plantada em regiões subtropicais da América do Sul. Neste cenário destacam-se os estados brasileiros de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul; as províncias argentinas de Formosa, Salta e Jujuy e algumas regiões do Paraguai. No Brasil, as regiões mais frias de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, também produzem bananas em condições semelhantes às dos subtrópicos. As bananas produzidas nas regiões subtropicais possuem polpa com sabor e coloração superiores às frutas dos trópicos. Porém, os riscos climáticos são maiores, especialmente pela ocorrência de baixas temperaturas e ventos fortes. A importância econômica da cultura da banana subtropical é inquestionável, com uma área plantada de mais de 120.000 hectares nos três países. Pelos problemas comuns destas regiões, pretende-se promover neste evento o intercâmbio de conhecimentos, na busca de soluções adequadas ao cultivo da bananeira nos subtrópicos sul-americanos.
O Estado de Santa Catarina hoje ocupa o terceiro lugar na produção nacional de bananas, envolvendo 25.778 pequenos e médios produtores que cultivam um total de 31.054 ha.
O Litoral Norte do Estado de Santa Catarina é responsável por 90% da produção estadual de bananas. Destacam-se na região, como principais produtores, os municípios de Corupá, Luis Alves, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú, Guaramirim, Joinville, Garuva, Ilhota, Piçarras e Barra Velha.
Aguardamos sua participação neste importante evento.

Local: Salão de Eventos do Restaurante Rudinick, BR-101 km 25, Joinville – SC - Brasil
Data: 18 a 19 de março de 2010.
Promoção: MusaSul e SBF
Realização: Epagri, Acafruta, Febanana, Cidasc e Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho.
Apoio: Fapesc, SDR de Joinville/Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Joinville, MAPA, MDA, Promotur, SBW do Brasil, CREA-SC, CRESOL e Associações Municipais de Bananicultores e patrocinadores.

Comissão Organizadora
Do I Simpósio sobre a cultura da bananeira nos subtrópicos do Cone Sul