segunda-feira, 15 de março de 2010
Agricultura envelhecida
Muitas das propriedades agrícolas, sobretudo aquelas de pequena dimensão conhecidas como agricultura familiar não estão conseguindo sobreviver às profundas mudanças impostas pelos mercados agrícolas e pelo constante apelo comercial da mídia sobre as “supostas” vantagems da sociedade urbana em detrimento da zona rural.
Em SC, assim como outros estados com similar sistema fundiário, a área rural é hoje um mundo envelhecido, com grandes carências de instrução, formação e cada vez mais incapaz de sustentar quem nele sobrevive.
O recrutamento e o estimulo aos jovens agricultores a permanecerem no campo devem ser uma aposta decisiva da política agrícola nacional.
Apesar de ser recorrente, o tema merece cada vez mais atenção da sociedade, que deverá num curto espaço de tempo encontrar mecanismos que possam estancar este desenfreado êxodo que estamos a assistir a muito tempo.
O grupo RBS através do Jornal Diário Catarinense, também preocupado com a situação, lançou neste domingo uma serie de reportagens que contará história de pessoas que terão que vender suas propriedades rurais pois os filhos não querem ou não tem interesse em manter o trabalho agrícola.
Entendo que o rejuvenescimento da agricultura é crucial para o sucesso das políticas de desenvolvimento rural. Se o fizermos, poderemos olhar para o futuro das nossas comunidades agrícolas com confiança e a certeza de que os nossos territórios rurais têm muito a contribuir com o nosso país.
Osmar Volpato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário