domingo, 13 de junho de 2010
Vigilância Agropecuária – a quem compete?
A Vigilância zoofitossanitária é um trabalho estratégico e sistemático de observação, inspeção e fiscalização de produtos veiculadores de pragas e/ou doenças que possam colocar em risco o patrimônio agropecuário do estado. A vigilância também se aplica a uma área geográfica num determinado tempo, com o objetivo de detectar a presença ou ausência de pragas ou do seu comportamento.
Compete aos órgãos estaduais de sanidade o estabelecimento e a preservação de um sistema de defesa agropecuária com a finalidade de avaliar de forma sistemática e permanente os riscos atuais e a potencialidade de uma praga causar danos ao patrimônio do estado, bem como, de ser um instrumento estratégico de planejamento e gestão das boas praticas sanitárias e de prestação de serviço fitossanitários a agricultura do país.
Cabe também ao serviço estadual de defesa a aplicação oficial das medidas fitossanitárias estabelecidas pelo órgão nacional de proteção fitossanitária que em nosso nossa pais é do MAPA, objetivando prevenir a entrada e o estabelecimento de pragas regulamentadas dentro do território catarinense.
Engº Agrº Osmar Volpato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário