Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sistema de Mitigação de Risco para Cancro Cítrico


Mais um passo importante e decisivo foi dado em direção a construção da regulamentação que visa a implantação de procedimentos fitossanitários objetivando o estabelecimento de medidas integradas centradas em um enfoque de sistema como opção para o manejo de risco da praga Xanthomonas axonopodis pv. Citri, mais recentemente rebatizada de Xanthomonas citri subsp. Citri, bactéria quarentenária causadora da enfermidade conhecida como câncro cítrico.
Depois de 52 anos de luta das autoridades fitossanitárias visando a erradicação da praga nas áreas contaminadas do país, o Ministério da Agricultura juntamente com os órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal, de forma efetiva e corajosa, voltaram a discutir e propor ao setor citrícola brasileiro mais uma alternativa de manejo fitossanitário para o controle da praga. O controle que iniciou em 1957 tinha até então, como matriz quarentenária, a erradicação de todas as plantas que se apresentavam com sintomas ocasionado pela ação da praga, bem como, aquelas plantas assintomáticas presentes dentro da área abrangida por um raio de 30 metros a partir do ponto focal da contaminação.
Na última reunião realizada em Brasília, que tratou do tema, ficou aprovado que o país finalmente vai adotar o sistema de mitigação de risco - SMR, como manejo oficial e equivalente ao tratamento atual no controle e combate da praga, proporcionando com isso, segurança fitossanitária as partidas de frutas procedentes de áreas de ocorrência da praga, no ato da comercialização.
Entende se por equivalência a situação em que, para um risco eminente de introdução, estabelecimento e dispersão de pragas específicas, diferentes medidas poderão ser adotadas para atingir e com isso garantir um nível adequado de proteção fitossanitária aos produtos em transito.
Isso significa que, para proteger à saúde das espécies vegetais hospedeiras de pragas que exigem notificação dos órgãos públicos de defesa, pode ser alcançado através da aplicação de diferentes medidas fitossanitárias, desde que estas práticas agrícolas, cientificamente comprovadas, proporcionem um nível de proteção reconhecidamente equivalente ao manejo atual de controle.
Conceitualmente o SMR é um sistema que integram diferentes medidas de manejo de risco de uma praga, das quais pelo menos duas agem de maneira independente e que, cumulativamente, alcançam um nível apropriado de segurança fitossanitária. Aplicação de Medidas Integradas baseado num enfoque de sistemas para o manejo de risco de pragas”, além de reduzir e controlar o risco de introdução e estabelecimento desta praga, ela representa uma medida equivalente menos restritiva para o comércio.
O sistema estabelece, obrigatoriamente, a adoção de uma série de práticas agrícolas e controle, oficialmente supervisionados, que permitirão reduzir, ao mínimo, o risco de introdução e ou disseminação desta praga numa área livre ou em um produto vegetal determinado. A adoção dos protocolos estabelecidos pelo sistema de mitigação de risco proporcionará, aos produtores que pretendem comercializar a fruta, no mercado nacional e internacional, transpor as barreiras fitossanitárias que norteiam a entrada ou o acesso ao mercado.
O sistema de mitigação leva em consideração os procedimentos de pré-colheita e pós-colheita que contribuem para a eficácia do manejo de riscos da praga. Na Pré-colheita e Pós-colheita as medidas de manejo como: eleição de variedades de melhor comportamento, tratamentos químicos preventivos, medidas em árvores infectadas, remoção de frutos infectados, manejo integrado do minador da folha dos cítricos, medidas culturais seleção de frutos infectados e tratamento pós-colheita, são práticas imprescindíveis para a habilitação de colheita e certificação das frutas.
O sistema, além de levar em consideração as melhores práticas de segurança fitossanitária na produção e beneficiamento da fruta, tem como princípio a preservação ambiental, a responsabilidade social e o crescimento sustentável da atividade agrícola.

Eng. Agrônomo Osmar Volpato

Um comentário:

Mozer Ávila disse...

Olá. Parabéns pelo blog, realmente mais um que demonstra a sinceridade e a seriedade ao falar de agropecuária. Me agradei muito das tuas matérias e tomei a liberdade de adicionar um link ao teu blog pelo meu, também sobre notícias deste meio. Acho muito importante a divulgação de formas sinceras e verdadeiras de nossas notícias e não distorções de "alienígenas" ao nosso meio que se julgam entendedores.
Novamente parabéns e sucesso!