Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Santa Catarina se destaca na comercialização de mudas cítricas produzidas em ambiente protegido


Santa Catarina vem se  destacando  no cenário nacional como importante  pólo de produção  de mudas cítricas  com  alto  padrão de qualidade física e fitossanitária.
Os municípios de Rio Do Oeste, Laurentino e Pouso Redondo, localizado na região do Alto Vale do Itajaí, próximo a Rio do Sul é onde está  concentrada toda a produção de mudas cítricas para fins comerciais do estado.
Estes municípios tradicionalmente produtores de mudas cítricas vem constantemente aprimorando o sistema de cultivo como forma de oferecer aos citricultores um produto com a mais alta performance produtiva. 
Conectados com as exigências do mercado e as demanda do setor, os produtores de mudas  desta região tem, permanentemente, buscado incorporar ao sistema,  novas tecnologias de produção, seguindo as normas e os rigorosos padrões de qualidade  que garantam resultados promissores  e sustentáveis aos negócios citrícola  de todo o país.
Responsável pela produção de um milhão de mudas, os produtores vem substituído o sistema de produção conhecido como “a céu aberto” pelos modernos viveiros ou estufas que permitem produzir mudas e seus insumos num ambiente completamente protegido contra o ataque de pragas e insetos vetores transmissores  de doenças que colocam em risco a produção e a produtividade dos materiais de propagação destas espécies.
O sistema de produção de mudas cítricas em ambiente protegido, permitiu  aos produtores monitorarem com eficácia a amplitude dos viveiros e com isso  reduzir os riscos de ataques de patôgenos como Phytophthora, clorose variegada dos citros - CVC,  nematóide, cancro cítrico, pinta preta e tantos outros que dificilmente se conseguiria no sistema convencional.
No inicio do processo de mudança, muitos questionamentos surgiram no meio produtivo a respeito da viabilidade técnica, econômica e operacional da produção de mudas sob telado.   Era evidente a preocupação dos produtores quanto ao processo que ora se discutia em razão de não haver muitas informações a respeito de fatores até então limitantes a produção de mudas a partir desta tecnologia, como por exemplo, o controle da irrigação, demanda por nutrientes, métodos para diagnósticos de necessidades nutricionais,  recomendações de nutrição e fertirrigação,  manejo estes, de capital  importância   neste sistema  produtivo.
Passado os cinco anos, o cenário que se observa em nível de campo é animador e promissor. Os produtores de mudas, efetivamente comprometidos com o sistema e com a qualidade, já dominam com excelência o manejo de produção a qual tem permitido extrair das estufas, mudas cítricas de diferentes cultivares e com padrão de  qualidade igual ou superior aos  melhores materiais de propagação do país.
Atualmente o estado dispões de treze viveiros telados em plena produção onde são extraídas mais de seiscentas mil mudas e outros em fase de construção, que deverão começar operar na próxima safra.
A medida que se avança na discussão é cada vez mais evidente,  entre os especialistas a  afirmação de que a luz da ciência atual, o modelo de produção de mudas cítricas em viveiro telado é a melhor opção quando se trata de produzir material  e de alta qualidade genética e fitossanitária, com certificação e  rastreabilidade que permite ao citricultor conhecer a origem e traçar caminhos históricos do produto essencial para a melhoria de processos futuros e para a competitividade da citricultura nacional.

Eng° Agrônomo Osmar Volpato