Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

domingo, 12 de setembro de 2010

Resíduos de Agrotóxicos e contaminantes – resultados


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou resultado das analises laboratóriais de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em frutas e legumes da safra 2009/2010.
O resultado do diagnóstico demonstraram que das 790 amostras analisadas, 734 estavam dentro dos padrões estabelecidos pelas autoridades de saúde do país que regulamentam os limites máximos de resíduos e contaminantes tolerados para cada produtos e derivados de origem vegetal.
O resultado do trabalho indicou que 92,9% das amostras analisadas, representando o universo da produção nacional, estão dentro dos padrões de conformidade para cada espécie vegetal.
O trabalho foi realizado durante a safra 2009/2010, em 17 culturas previamente selecionadas pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal). Do total de amostras, mais de 80% estão relacionadas a produtos que são destinados ao mercado interno. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 10 de setembro, através da Instrução Normativa Nº 22, publicada no Diário Oficial da União.
Participaram do programa de monitoramento de resíduos e contaminantes os estados do Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins. No caso da maçã, em que o Brasil faz o monitoramento do produto importado, foram analisados também produtos originários da Argentina, Chile, Franca e Itália.
Para as autoridades, este trabalho de avaliação e monitoramento é estratégico para o país pois a partir dele são estabelecidas políticas públicas fomentadora de ações e de gestão que procura buscar e combater o quadro de insegurança alimentar na qual a sociedade é a maior refém.

A tabela abaixo apresenta os índices de conformidades diagnosticadas em cada cultura avaliada
Cultura Índice de Conformidade
Abacaxi 80,00%
Alface 76,67%
Banana 100,00%
Batata 96,67%
Limão 90,00%
Maçã 96,79%
Mamão 90,61%
Manga 85,71%
Melão 93,33%
Morango 86,67%
Tomate 96,67%
Uva 100,00%

Maiores informações podem ser obtidas acessando o link abaixo http://extranet.agricultura.gov.br/sislegis/action/detalhaAto.do?method=consultarLegislacaoFederal

Osmar Volpato