Páginas

diariocatarinense.com, clicRBS

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Associação dos Bananicultores de Corupá/SC - ASBANCO


Prestes a completar 16 anos de existência, a Associação dos Bananicultores de Corupá - ASBANCO, tem como missão o firme propósito de ajudar seus associados no desenvolvimento e profissionalização da atividade de bananicultura gerando conhecimento e produção sustentável. A instituição firma-se cada vez mais como a principal entidade representativa dos produtores de Corupá, tornando-se um verdadeiro elo entre a produção, o comercio, o poder público e os demais segmentos do agronegócio que envolve este importante setor da agricultura catarinense.
Aqui vai nossa homenagem e reconhecimento.

"Muito mais que prestar serviços, assistência técnica, cultural e educativa aos associados, o associativismo é na essência a soma de esforços de um grupo de pessoas que tem como objetivo encontrar soluções melhores e mais eficazes para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta. Neste universo, a ASBANCO, consciente de suas responsabilidades para com seus associados e comprometida com a realização dos objetivos estatutários, busca despertar, mobilizar e construir uma sociedade cada vez mais justa, fraternas, solidária e comprometida em torno de um objetivo comum.
Parabéns aos dirigentes e associados da ASBANCO que, de forma abnegada, cheia de idealismo, tenacidade e dedicação conseguiram construir pouco a pouco esta tão respeitada associação."



Eng° Agr° Osmar Volpato

terça-feira, 6 de julho de 2010

Agrotóxicos – ainda muitas inconformidades


Em se tratando de agrotóxicos tudo é possível. Por isso é um segmento econômico extremamente regulamentado e controlado pelas autoridades constituídas do país. No entanto, mesmo assim, o que se observa no campo comercial são irregularidades de toda ordem, exigindo cada vez mais dos órgãos de fiscalização, atenção redobra para que se consiga estancar e com isso proporcionar segurança aos produtores e consumidores que são expostos diuturnamente a ação destas moléculas e que quando usadas e /ou comercializadas de forma irresponsável podem causar danos irreparáveis a saúde humana e ambiental.
Objetivando divulgar as informações no intuito de aprimorar e priorizar as ações, os órgãos de fiscalização elencaram um conjunto das principais irregularidades observadas no ato da fiscalização de agrotóxicos, conforme descritas abaixo:
- Falta de atualização de rótulos e bulas;
- Falta de informações nas bulas;
- Embalagens sem nome do registrante indelével e irremovível;
- Embalagens sem a frase de advertência quanto ao não reaproveitamento da embalagem reaproveitamento da embalagem;
- Produtos sem registro no MAPA e nos órgãos estaduais;
- Utilização de Componentes não autorizados;
- Ausência de Controle de Qualidade;
- comercio clandestino de agrotóxicos;
- produtos adulterado e comercio de produtos manipulados sem autorização dos órgãos registrantes.
As não conformidades observadas é fruto das inspeções realizadas no ato da fiscalização documental dos produtos em circulação no comercio, na fiscalização física dos agrotóxicos mais precisamente no que se refere a embalagem e rotulagem dos agrotóxicos e por último nos resultados de analise laboratorial de coletas de amostras de agrotóxicos.
Diante deste cenário, nada desejável, cabe aos órgãos públicos de fiscalização replanejar suas atividades e priorizar eventos que possam priorizar ações que regularizem, por completo, estas irregularidades.

Eng° Agr° Osmar Volpato